Por causa de quadro de dengue, mãe só reencontra filho 10 dias após parto
- Categoria: Geral
- Publicação: 21/03/2024 12:29
- Autor: G1

Reencontro emocionado foi mostrado pelo RJ2. Caso deixa alerta para mães com sintomas procurarem acompanhamento rapidamente.Por causa da dengue, uma moradora do RJ só conseguiu reencontrar o filho 10 dias depois do parto. O encontro, mostrado pelo RJ2, foi marcado pela emoção.
A gravidez de Taiane Souza Costa, de 33 anos, ia bem até a 39ª semana da segunda gestação. Mas, na reta final, ela sentiu um mal-estar que foi além do que é esperado para o fim de uma gravidez.
Ela teve entre os primeiros sintomas febre baixa, muitas dores nas articulações e dificuldade de caminhar.
Taiane procurou um hospital municipal em Nova Friburgo, onde vive com o marido e a primeira filha e, de lá, foi transferida às pressas para o Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião, dentro do Hospital dos Servidores, no Rio.“A suspeita era dengue grave numa paciente gestante”, conta a infectologista Ana Luiza Martins de Oliveira.
A mãe tinha hipertensão e diabetes gestacional, mas com quadros controlados. Com a dengue, a pressão de Taiane se descontrolou, ela teve muitas dores, e uma pré-eclâmpsia grave.
“As plaquetas começaram a cair, efeito da dengue. Tive medo [e pensei]: ‘Vão morrer eu e a criança’.
No Centro de Referência no Atendimento a Gestantes com dengue no estado, ela recebeu o suporte que precisava.
“Fizemos transfusões de plaquetas, transfusões de fatores de coagulação, pra evitar sangramento durante a cesárea. E ela foi então levada ao centro de cirurgia’, contou a médica.
Taiane tomou uma anestesia geral e não viu o filho Gabriel nascer. Mãe e filho foram do parto direto para a UTI.
“Quando estava na UTI e pensava no Gabriel começava me dar aflição porque tudo que a mãe quer é ter o filho do colo, e eu não tinha isso. Eu ficava aflita, agoniada, chorava o tempo inteiro, pedindo para alguém me levar lá pra ver ele mas eu não podia”, lembrou.
Leia Mais




