Notícias

Porta-bandeira histórica fala sobre ter que abrir a bolsa em aeroporto: 'Só pode ser porque sou negra'

  • Categoria: Geral
  • Publicação: 24/11/2023 14:13
  • Autor: G1
Aos 85 anos, Vilma Nascimento estava em loja no aeroporto e foi obrigada a tirar pertences da bolsa após acusação de furto. Dufry pediu desculpas e disse que a fiscal de segurança foi afastada.A loja onde a histórica porta-bandeira da Portela Vilma Nascimento teve que tirar os pertences da bolsa para provar não ter furtado afastou a fiscal de segurança que realizou a abordagem. O caso foi na terça-feira (21), na loja Dufry do Aeroporto de Brasília, e foi revelado nesta quinta após postagens da família.

"Eu não roubei nada. Só pode ser porque sou negra. Eu acho isso um absurdo", disse Vilma à TV Globo.

Conhecida como Cisne da Passarela – por seu bailado suave e elegante –, Vilma foi a maior porta-bandeira da história da Portela, tendo estreado com apenas 13 anos.

Aos 85 anos, havia ido a Brasília para ser homenageada na Câmara dos Deputados e inaugurar uma exposição dedicada a ela, no Dia da Consciência Negra, na segunda (20).

"Eu, negra, estar la no Congresso, os deputados todos lá me aplaudindo, vindo falar comigo, me beijando, me agradecendo por eu estar lá. Foi lindo mesmo. E depois eu passar por essa vergonha no aeroporto."